sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sexta-feira nas Festas'2009

capasexta

Destaques
cartaztabanka Tabanka Djaz
22 horas

Os Tabanka Djaz, oriundos da Guiné-Bissau, são talvez a banda mais influente da África lusófona, contando já com duas décadas de existência.
Ao longo dos anos, foram construindo a sua sonoridade, conquistando o seu lugar de honra entre os melhores intérpretes da música africana.
Deram espectáculos em todo o mundo, juntamente com os melhores intérpretes da música africana, Angelique Kidjo, Youssou N’Dour, Mory Kante, Monique Séca e outros, tendo esta última, endereçado um convite para prestações a nível discográfico.
Excelentes executantes, a sua música é feita de envolvências rítmicas, por vezes inebriantes, dançáveis, com grande influência dos mais diversos estilos tradicionais guineenses e tropicais, mas assumidamente moderna e actual.
É principalmente no Gumbé – ritmo de música de cariz urbano, oriundo especificamente da região de Bissau, executada por instrumentos tradicionais, onde predomina a tina que se toca com uma cabaça emborcada num tanque meio cheio de água – que os TABANKA DJAZ buscam a raiz cultural da sua música.
Em 1990, nasce o primeiro disco, “TABANKA DJAZ”, que viria a confirmar as boas expectativas criadas em torno do grupo.
Os TABANKA DJAZ foram a única banda Africana que em Portugal conseguiu alcançar disco de prata no primeiro trabalho, e disco de platina com “Sperança” o seu terceiro CD.
Este feito único da música dos PALOP’s, revela o nome dos TABANKA DJAZ em todo o mundo, levando-os a tocar nas mais prestigiadas salas de concertos da Europa e em festivais com a fina-flor da música africana mundial.
Como se isso não bastasse, “SPERANÇA” é nomeado, em 1997, para os Ngwomo África (os Grammy do continente africano), com três nomeações, ao lado de nomes lendários da música de África como Hughes Masekela, Oumou Sangaré, Angelique Kidjo, Cheb Mami ou Ismael Ló.
O seu quarto CD intitulado “ Sintimento”, entre muitos outros músicos de reconhecida  e elevada qualidade, conta com a participação especial de Martinho da Vila.
Da sua biografia de concertos ao vivo contam-se digressões pela Europa e EUA onde tocaram no Kilimanjaro, catedral da música africana, em Nova Iorque.
Em Portugal, fizeram concertos nas Festas da Cidade de Lisboa e nas Festas do Avante, Sines, Vila Real, Porto, Évora, Festival de Albufeira, entre outros.
Em África, actuaram em Cabo Verde (Festival da Baía das Gatas), Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique.
Já realizaram, também, um concerto em Timor Leste.
Em 1999, são convidados por Martinho da Vila para participarem no projecto discográfico “LUSOFONIA”, onde lhes cabe também a produção musical da componente africana do projecto. Neste âmbito, participam no Festival Internacional PERCPAN, em Salvador da Baía, organizado por dois grandes nomes da música brasileira (Gilberto Gil e Nana Vasconcelos), onde actuam ao lado de Fafá de Belém, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Lenine e outros.
Em seguida, realizam uma digressão por São Paulo e Rio de Janeiro, onde participam em vários programas televisivos, destacando-se “O PROGRAMA DA XUXA” e o “DOMINGÃO DO FAUSTÃO”.
Em 2002, os TABANKA DJAZ editaram o tão aguardado novo álbum, “SINTIMENTO”, o quarto da sua carreira.
Actualmente encontram-se em estúdio a gravar o seu próximo álbum, a ser lançado ainda este ano de 2009, nunca parando de tocar as suas músicas ao vivo.
Deixem-se envolver pelos seus ritmos dançáveis e inebriantes!!!

djpauloleite DJ Paulo Leite
00 horas

Porque há alguns curiosos em saber quem é o DJ Paulo Leite, basta relembrarem a noite de sexta-feira da edição 2008 das Festas da Igrejinha.
Paulo Leite tem uma carreira de mais de 20 anos, com trabalho fixado nalgumas das maiores e mais importantes discotecas de Portugal, entre as quais o Gartejo, Plateau, Alcântara-Mar, Kremlin, Kadoc, Queen's, Trumps, Coconuts, KWA, Kremlin, Império Romano, Via Rápida, Scoth, Frágil, News, Locomia, Café do Teatro, Twins, República, & Companhia, Tsunami, B-Free, QB, Arena, Horta da Fonte, Património, Moinho da Praia, Cool Café, Café In, Via Lactea, Meca Club, Bio-Ritmo, Chemistry Bar, 100 Horas, Bolina, AS (Sociedade Anónima), Pavilhão S.F.O., Zonta T, Vespas, XL, Airbag. Tween’s, Celeiro, Latex, Wolf, Conventual, Fénix, Tropicália, Kachaça, K4, Day After, Gothica, Elites, Vox Club, Spy Club, Hacienda Klub, Rio Bar, DXL, Via IN, Roxy, entre outros, para além de um sem número de participações em compilações de dance em Portugal e no estrangeiro e em eventos internacionais de música de dança. É também DJ residente nas emissões da MIX FM.
O seu estilo caracteriza-se entre o House, o Deep House, o Progressivo e o Tribal.

Venha divertir-se connosco…

0 comentários:

Enviar um comentário