sábado, 5 de setembro de 2009

O Sábado nas Festas'2009

capasabado
Destaques
06-09-08_2152
Décimas em Honra de Nossa Senhora da Consolação
21 horas

É um dos pontos religiosos e populares mais altos das Festas em Honra de Nossa Senhora da Consolação, as Décimas em Honra da Santa Padroeira da terra.
Consiste essencialmente na utilização da sabedoria popular e da fé para que vários ‘poetas’ subam ao palanque, frente ao pendão às portas da Igreja, e através da rima, agradeçam, peçam, demonstrem as suas preocupações, os seus medos, contem histórias, terminando cada décima com o obrigatório verso “Senhora da Consolação”.
Tudo é arrematado mas pausas com a banda, que este ano será a Filarmónica Sociedade União Alcaçovense, e fogo de morteiros.
Aqui ficam alguns exemplos de décimas publicados no Programa Oficial das Festas em Honra de Nossa Senhora da Consolação 2009: (carregar sobre as imagens para ler)
  décima1décima2décima3décima4

banda_seleccao
Banda Selecção
22 horas

Há um ano atrás vieram animar a noite de Domingo, este ano, depois de vários regressos à nossa Igrejinha durante o último ano, ficaram com a noite principal da ‘Festa Rija’.
A Banda Selecção vem da Lourinhã e com mais de 10 anos de experiência, embora com sucessivos rejuvenescimentos...
A sua música varia, mas baseia-se essencialmente em ritmos fortes, contagiantes, de que são bons exemplos música popular portuguesa, latino-americana, em particular a brasileira, e africana, essencial para o tipo de locais que tocam: bailes, arraiais e romarias populares, passagens de ano, festas de finalistas, festas da cerveja, festas de máscaras, entre outras.
O que os distingue de outros grupos deste género é que o final dos seus ‘bailes’ acabam quase sempre por se tornar um concerto, com temas que fogem ao habitual neste tipo de arraiais populares, geralmente do agrado dos mais novos que “aguentam mais tempo a pedalada”.
Pela informação que se encontra na internet, apresentam um espectáculo grandioso quer em termos musicais, quer em termos sonoros, cénicos e luminosos com equipamento profissional de som (15.000 Watts) e de luz (50.000 Watts).
Este ano decidiram entrar num novo ciclo de espectáculos com uma nova produção que inclui novos elementos (bailarinas e equipa técnica), uma imagem renovada e a realização do primeiro CD com músicas com bastante ritmo que “ficam no ouvido” e que já passam nas rádios.
O CD já alcançou o Disco de Prata (5000 Discos) e continua a surpreender pela sua rápida aceitação e pelas óptimas criticas que tem recebido levando a que a sua distribuição esteja a expandir rapidamente.
A formação actual dos Banda Selecção é a seguinte: Freddy Silva - Vocalista, Teclista; Marisa - Vocalista; Pedro China - Guitarrista; Gaspar Mendes - Baixista; Jorge Rodrigues - Teclista; Nuno Paulo - Baterista; Fancy - Bailarina, Coros; Nicia - Bailarina, Coros.

99 Espectáculo de Pirotecnia
01 hora

Já à vários anos que é um dos momentos mais aguardado das Festa de Igrejinha, o espectáculo de pirotecnia, que alia toda a magia do fogo de artifício, fogo preso e música a acompanhar.
O baile é interrompido por alguns minutos, mas é por uma boa causa, para que todos possam apreciar a luz, a cor e os sons que fazem a ‘Festa Rija’ ainda mais especial…

0 comentários:

Enviar um comentário