domingo, 29 de agosto de 2010

Festas 2010 - Décimas (Sábado, 21 horas)

decimas


Desde tempos perdidos, que já nem os mais velhos recordam o início, que as Décimas à Nossa Senhora da Consolação fazem parte das celebrações anuais da freguesia, poemas tradicionais, cheios da sabedoria de popular, que todos os anos são ditos como forma de pedido, agradecimento, aviso, crítica, ou aquilo que o “decimeiro” desejar, declamados no adro da Igreja Paroquial de Igrejinha, frente ao pendão onde está representada a Senhora, que apenas tem uma regra, cada décima terminar com a frase “Senhora da Consolação”. No passado eram ditos em cima de um banco, hoje num pequeno pódio construído para o efeito, tal não é a importância do momento. Fogo de morteiros e a banda a tocar compõem o ramalhete.

É um dos momento mais altos da Festa Rija da Igrejinha, que junta uma autêntica multidão, muitos vindos propositadamente só para ouvir as já tão famosa e únicas “Décimas da Igrejinha”.

Este ano não será excepção, Sábado, às 21 horas, os poetas populares voltam a subir ao palanque e a despejar à Senhora da Consolação lamúrias, felicidades, tristezas, alegrias, sentimentos puros que tornam estes poemas tradicionais tão singulares. De destacar ainda, que na edição deste ano, será a Banda Filarmónica Sociedade União Alcaçovense a musicar o evento.

A provar a diversidade das Décimas, aqui fica uma de autoria de Francisco Fonseca, que há alguns anos proporcionou momentos deliciosos de diversão a quem as ouvia (publicadas no Programa Oficial das Festas 2010):

I
Na aldeia de Igrejinha,
Um crime se praticou,
Uma galinha se roubou,
P’ra fazer uma canjinha,
A ideia não foi minha,
Mas causou sensação,
No seio da população,
Que achou coisa pouca,
P’ro ano roubamos outra,
Senhora da Consolação.

III
O galinheiro recheado,
Casa de aves de primeira,
Uma galinha poedeira,
Olhou p’ra todo o lado,
O galo ficou agitado,
Perdeu o ar de mandão,
O ganso deu um abanão,
Mas o alvo era a galinha,
A melhor que ela tinha,
Senhora da Consolação.

V
Desculpa lhe pedimos,
Por tal termos feito,
Calhou mesmo a jeito,
Que prazer nós sentimos,
Parece que ainda ouvimos,
No galinheiro a agitação,
Quando lhe deitámos a mão,
Agora que ninguém nos ouve,
Que bem que ela nos soube,
Senhora da Consolação.
II
O sei instinto primeiro,
Foi arranjar um petisco,
Mas isso envolvia risco,
De entrar no galinheiro,
Ver a melhor do poleiro,
Saber deitar-lhe a mão,
Com grande satisfação,
De dar o golpe de mestre,
Um acto viril e agreste,
Senhora da Consolação.

IV
Dona Englantina a gritar,
Ao ver a galinha na panela,
Por acaso não era dela,
Limitou-se a comentar,
Tinha outra p’ra lhes dar,
Que era da mesma criação,
Resta-me a recordação,
Agitam como profissionais,
Afinal saem aos pais,
Senhora da Consolação.

VI
Coisas por mim lembradas,
Parecem simples e banais,
Mas foram bem reais,
Merecem ser recordadas,
Entre copos e noitadas,
Sem haver justificação,
Lembram tempos de então,
Já que de são e de loucos,
Todos temos um pouco,
Senhora da Consolação.

5 comentários:

grandes décimas, sim senhor, e este ano lá vou eu dizer as minhas também, este ano são 16

Parece que as decimas este ano vao prometer.
Como nao vou poder estar presente , mando-vos uma decima mostrando o meu desalento:

Que pena que eu sinto
Nao poder estar presente
Este ano novamente
Nesse famoso recinto.
Ca longe eu pressinto
Uma grande emocao
Na mais bela tradicao
Que a nossa festa contem
As Tuas decimas Sagrada Mae
Senhora da Consolacao.

Um abraco do

Julio Cabacinho.
Senhora da Consolacao.

que pena o sr julio cabacinho não poder estar presente nas décimas, na minha opinião perde-se um pouco de qualidade e certamente que saberá quem sou eu, uma pista: sou o miudo de cabelo louro que também diz décimas, um abraço.

Sei bem quem tu es Jose Joao.Conheco bem a tua avo materna, a tua mae e as tuas tias e tios.
Um abraco.

Julio.

ainda bem que me reconhece, eu tive a honra de partilhar consigo há 2 anos aquela noite especial: a noite das décimas
despeço-me pois tenho que ir ultimar os ultimos preparativos para as décimas, que como já referi são 16 que vou dizer, mas se Deus quiser tudo correrá bem e a noite das décimas será uma grande noite até porque já digo décimas á 8 anos. com os melhores cumprimentos - josé joão

Enviar um comentário