sábado, 28 de agosto de 2010

Festas 2010 - Noite de Tunas (sexta-feira, 22 horas)

tunas

Iniciamos hoje uma ronda pelos pontos de interesse da Festa Rija 2010, começando pela noite de sexta-feira, dia 3 de Setembro, mais precisamente pelo primeiro encontro de Tunas Académicas realizado na nossa freguesia, evento que juntará a Tuna Académica de Évora (Liceu de Évora), a Tuna Académica da Universidade de Évora e a Tuna Académica do Instituto Superior Técnico de Lisboa. Vamos conhecer cada uma delas…

 

d368007712e1f8f27a4a54acb5840a51 Tuna Académica de Évora (TAE)

Em 1890 é criada, por estudantes do Liceu Nacional de Évora, a Associação Filantrópica Académica Eborense, cujo primeiro e grande objectivo era o de, através do recebimento de Donativos, ajudar os mais pobres no pagamento das propinas e compra de livros. É desta Associação Filantrópica que nasce a associação da Tuna Académica do Liceu Nacional de Évora, fundada por Artur Matias e Júlio Santos.

Embora ainda embrionariamente constituída, a Tuna participa nas comemorações do 1º de Dezembro de 1900 e, em 1901, dá alguns espectáculos musicais, cujos ganhos custeavam as despesas de excursões de estudantes (que se realizavam por altura do Natal) e ajudavam a Associação Filantrópica Eborense. Tinha já então o seu estandarte e João Baptista Rodrigues como regente.

Em 1902 é eleita uma Direcção e é a partir daí que fica Lavrada a "certidão de nascimento" da Tuna Académica
do Liceu de Évora. Desde então foram vários os Maestros e as direcções que têm presidido aos destinos da TAE mas, ao longo de um século de existência, sempre foi mantido vivo o Espírito Académico.

A Tuna do Liceu é uma Tuna única, devido ás suas características, algumas muito peculiares: é uma das mais antigas Tunas do País e a mais antiga do ensino secundário; é, em Portugal, a única Tuna apenas instrumental;
a forma como se apresenta em palco também é diferente das outras tunas porque os seus bandolins tocam sentados (excepto no Hino académico); é a única Tuna registada do País com fins não lucrativos; todos os anos a TAE escolhe uma madrinha que lhe oferece o pequeno-almoço na manhã do 1.º de Dezembro e a acompanha nas suas deslocações; os (as) caloiros (as), quando entram para a Tuna escolhem preferencialmente entre os (as) veteranos(as), uma madrinha, no caso dos rapazes e, no caso das raparigas, um padrinho , os quais têm como função proteger e orientar os caloiros e oferecem uma fita verde e branca (cor da TAE e do Liceu aos (ás) seus (suas) respectivos (as) afilhados (as), que a irão usar no braço direito enquanto se considerarem tunos; todos os anos uma semana antes da Semana Académica ( a semana que antecede o 1.º de Dezembro) toda a Tuna se traja par anunciar os festejos Académicos, e é nessa altura que os caloiros se trajam pela primeira vez ; os caloiros só deixam de o ser quando completarem o segundo 1.º de Dezembro; em todas as actuações a TAE toca o Hino Académico; onde a TAE estiver está também o seu estandarte, que é constituído por um pau de madeira exótica, por uma bandeira de seda onde está pintado o símbolo da TAE, por uma lira de prata (que lhe foi oferecida por um grupo de senhoras, encabeçado por D. Ignácia Barahona e D. Sofia Coutinho) e por um conjunto de fitas que foram sendo oferecidas à TAE ao longo dos anos; a TAE é madrinha da Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, (também presente neste encontro) já que os elementos fundadores desta tinham pertencido à Tuna do Liceu de Évora.

A TAE tem participado em numerosos encontros e festivais e em actuações as mais diversas, organiza todos os anos a Semana Académica com numerosos eventos de que se pode destacar, em 25 de Novembro de 1995, o I FITALLE (Festival Internacional de Tunas da Tuna Académica do Liceu de Évora) que para além de movimentar toda a cidade de Évora, levou o nome desta cidade aos quatro cantos da Península Ibérica, e, atravessando o Atlântico até à América Central.

 

taue-logo Tuna Académica da Universidade de Évora (TAUÉ)

Remonta ao ano de 1989 a ideia de constituir, na Universidade de Évora, uma Tuna Académica. Esta iniciativa é levada a cabo por um iluminado grupo de amigos, com o objectivo de representar condignamente a sua Universidade no seio de todas as academias, ensaiando algumas músicas tradicionais alentejanas e outras de grande sucesso, pois como diz o velho ditado: "Sem boa música não há bom vinho". Estavam assim lançados os dados para a constituição daquela que viria a ser, em Portugal, a mais velha Tuna Universitária a sul do Tejo.

Foi então que no ano da graça de 1990 os tunantes combinaram entre si que no dia 30 de Maio desse mesmo ano entrariam de rompante, fazendo alarde dos seus dotes musicais, nos magníficos claustros da Universidade de Évora, realizando logo ali a sua primeira apresentação pública por ocasião do 2º Encontro Internacional de Tunas da Universidade de Évora (evento que a Tuna passou a organizar a partir desse ano). Nascia oficialmente nesse dia a Tuna Académica da Universidade de Évora (T.A.U.E.).

Estando presentes neste evento "nuestros hermanos" da Tuna Universitária de Badajoz, logo aproveitaram a ocasião para nos apadrinhar indicando-nos o verdadeiro caminho dos copos e das serenatas. Nesse dia também se tornaram nossos padrinhos o então Magnífico Reitor da Universidade de Évora, Prof. Dr. Santos Júnior e sua excelentíssima esposa.

Com inúmeras actuações efectuadas desde essa data, a T.A.U.E. tornou-se um dos principais veículos de divulgação do bom nome da Universidade de Évora e do verdadeiro Espírito Académico dos estudantes desta Academia.

A T.A.U.E. apadrinhou a Tuna Académica da Escola Superior Agrária de Beja "Semper Tesus", e a Tuna da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus - Évora, procurando transmitir-lhe o saber e experiência acumulados ao longo destes anos.

Com o apoio dos estudantes da Universidade de Évora, o empenho dos Tunantes e o esforço físico dos caloiros da Tuna, a T.A.U.E. propõe-se a continuar por muitos e bons anos a fazer aquilo que tem feito até agora, representar a Magnífica Universidade de Évora e honrar aquilo a que Cervantes chamou as duas mais preciosas criações de Deus, o Vinho e as Mulheres.

Conta já com um CD gravado, o Além-Tejo, estando o segundo em preparação.

 

tuist Tuna Académica do Instituto Superior Técnico de Lisboa (TUIST)

A Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico fez a sua estreia oficial no dia 20 de Março de 1993 durante o I TUIST – Festival Internacional de Tunas Universitárias do IST, que decorreu nesse ano, em jeito de arraial, na própria Alameda do Instituto.

Fruto do seu percurso, a T.U.I.S.T. é agora uma Instituição que se orgulha do seu passado e que assenta as suas bases de conduta na sua memória histórica tendo, para o efeito, levado finalmente a cabo a sua constituição enquanto Associação, dotando-se assim de um estatuto adequado com a sua natureza, projectos e ambições.

Desde a sua estreia, a T.U.I.S.T. registou uma grande evolução, para a qual contribuíram sem dúvida a dedicação e o empenho com que preparam cada uma das suas muitas actuações. Não será demais referir as centenas de pessoas amigas que, identificando-se com o que a TUIST materializa, nos têm apoiado e motivado ao longo dos anos. Não é pois de estranhar que, para além do seu capital histórico, a T.U.I.S.T. mantenha os mesmos padrões de comportamento continuando assim a ser reconhecida como uma das mais conceituadas tunas do nosso país.

Entre estudantes, engenheiros, licenciados, mestrados e doutorados, a TUIST conta já com cerca de 100 elementos que, mesmo após terminarem os seus cursos, mantêm uma forte relação com o grupo. É pois, desta experiência e saber acumulado, que a TUIST se recria constantemente, mantendo um coerente e sempre saudável respeito pelas suas origens, tradições e pelas entidades que representa, não esquecendo e privilegiando a inovação e a irreverência das novas gerações.

Imbuída no espírito de defesa das tradições académicas, a T.U.I.S.T. tem como objectivo contagiar o maior número de pessoas com o seu espírito e a sua música, elevando sempre bem alto o nomes e o prestígio da sua escola e da sua cidade.

Revelando um forte instinto migrante, normalmente característico destes agrupamentos, a T.U.I.S.T. regista já inúmeras presenças em variados eventos de norte a sul do país, bem como algumas digressões pelo estrangeiro, (Espanha, França, Holanda, Peru, Venezuela) enaltecendo sempre o nome do seu Instituto, da sua Academia e da Cidade de Lisboa.

Desde cedo que a Tuna Universitária do IST se tornou conhecida pela originalidade das suas actuações, em que a música e o humor se conjugam num todo verdadeiramente característico, facto este que lhe proporcionou a presença em alguns dos mais importantes Festivais Internacionais de Tunas, tendo-lhe sido reconhecida essa faceta, no palco e fora dele, com diversas distinções.

Contando com o espírito de empreendedorísmo e primando por modelos de excelência próprios do nosso Instituto, organiza na data do seu aniversário o TUIST – Festival Internacional de Tunas Universitárias do IST, cada vez mais identificado como um evento da Cidade de Lisboa e reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais importantes festivais, e do qual resultaram já dois CD duplos comemorativos das suas 2ª e 3ª edições, tendo o primeiro sido reconhecido com o galardão Disco de Prata. Todos os anos, a T.U.I.S.T. recebe novos elementos na expectativa de alargar as suas fileiras, e inicia uma nova jornada de aprendizagem e experiência cultural e social daqueles que partilhem, tal como nós, o gosto pelo Convívio, pelo Espírito Académico e sobretudo pela Música!

 

Mas a sexta-feira das Festas em Honra de Nossa Senhora da Consolação não termina aqui, em breve mais informações sobre outros pontos de interesse deste e dos outros dias. Esteja atento…

0 comentários:

Enviar um comentário