sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Festas 2013 - Décimas em Honra de Nossa Senhora da Consolação

festas2012 - decimas

Desde tempos perdidos, que já nem os mais velhos recordam o início, que as Décimas à Nossa Senhora da Consolação fazem parte das celebrações anuais da freguesia, poemas tradicionais, cheios da sabedoria de popular, que todos os anos são ditos como forma de pedido, agradecimento, aviso, crítica, ou aquilo que o “decimeiro” desejar, declamados no adro da Igreja Paroquial de Igrejinha, frente ao pendão onde está representada a Senhora, que apenas tem uma regra, cada décima terminar com a frase “Senhora da Consolação”.

No passado eram ditos em cima de um banco, hoje num pequeno pódio construído para o efeito, tal não é a importância do momento. Fogo de morteiros e a banda a tocar compõem o ramalhete.

É um dos momento mais altos da Festa Rija da Igrejinha, que junta uma autêntica multidão, muitos vindos propositadamente só para ouvir as já tão famosa e únicas “Décimas da Igrejinha”.

Este ano não será exceção, Sábado, às 21 horas, os poetas populares voltam a subir ao palanque e a despejar à Senhora da Consolação lamúrias, felicidades, tristezas, alegrias, sentimentos puros que tornam estes poemas tradicionais tão singulares. De destacar ainda, que na edição deste ano, será a Banda Filarmónica Redondense a musicar o evento.

0 comentários:

Enviar um comentário