quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Festas 2010 – Chave d’Ouro (Domingo, 22 horas)

Chave D'Ouro
Este grupo de baile dispensa apresentações. Já esteve na Igrejinha em várias Festas Rijas e desde há um ano tornou-se conhecido nacionalmente, principalmente depois do lançamento do CD onde estava incluído o tema “O Pai da criança (Quem será?)”, agora transformado em “A Mãe da Criança (Quem será?)”, homenagem às notícias publicadas recentemente sobre um conhecido jogador de futebol da nossa selecção, que já lhes valeu o número 1 do top nacional de vendas há duas semanas.

Esta orquestra, fundada em 1989, tem proporcionado a muitos milhares de portugueses momentos de dança únicos.
As actuações têm-se realizado em contextos bastante diferenciados devido à grande diversidade do repertório executado. Desde os mais característicos arraiais portugueses até aos salões de dança e hotéis, existe sempre uma boa razão para dançar, e dançar, e dançar...
O que começou por ser um "grupo de amigos" para tocar em festas particulares, é hoje um projecto sólido em franca expansão. Formado inicialmente por 5 elementos, depressa viu reduzida a sua formação para 4 elementos. No final do ano de 1993, com objectivo de aumentar a qualidade musical e, simultaneamente, oferecer um tipo de formação diferente da maioria dos conjuntos, agrupamentos musicais e bandas de baile, o "Chave D'Ouro" começou a ter à disposição de todas as organizações 2 formações distintas: 4 músicos ou 7 músicos. Devido ao enorme êxito alcançado junto dos organizações e público que foi assistindo aos espectáculos, desde o verão de 2003 que as actuações passaram a ser realizadas com a formação completa, salvo em casos pontuais.
Ainda a partir de 2002, devido às exigências do mercado, a formação foi alargada para 8 músicos, pois integrámos na orquestra uma voz feminina.
O ano de 2003 foi marcante na vida da orquestra, assistindo-se à retirada de 2 músicos/fundadores: Manuel Jorge (em Maio/03) e Manuel Calção (Dezembro/03). Assim, alterada a base da formação que se manteve durante 14 anos, foi necessário encontrar novos elementos, originando uma formação bem mais jovem.
Para além desta alteração, queremos também mencionar os músicos que ao longo dos anos, com a sua participação, contribuíram para o crescimento deste projecto e que, em todos os casos, por razões profissionais se viram forçados a abandonar a orquestra:

  • Trompete: Rui Mirra, Joaquim Silva e Helder Lopes;
  • Sax-Tenor: Augusto Pedro, Alexandre Costa e Mário Parreira;
  • Trombone: Nuno Ribeiro e Miguel Marques.
Importante tem sido também a participação de outros músicos em alguns momentos durante os últimos anos. Já actuaram na nossa orquestra nomes como: Gonçalo Penedo, José Manuel Raminhos, Luis Grenha, Nuno Moreira (trompete); António Júlio, Vitor Oliveira, Jorge Matos (Saxofone); Eduardo Lá-la, Miguel Xavier, Mário Vicente, Luis Cunha (Trombone); e Nuno Ferreira, Osvaldo Pegudo (percussão).

Da actual formação dos Chave d’Ouro fazem parte: Abel Fava, Duarte Miguel Marques Rodrigues, Francisco Sabino Nunes, João Humberto Espada, Jorge Manuel Pais dos Santos Matos, José Carlos Marques Rodrigues, Nuno Pedro Baião e Vera Galvão.

Espera-se uma excelente noite de baile, com muita animação, como este grupo já nos habituou…

0 comentários:

Enviar um comentário