quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Festas 2010 - Grupos de cantares (Domingo, 18 horas)


00226379


Depois de um intervalo de um ano, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Consolação voltam a fazer um Encontro de Grupos de Cantares, desta vez com a particularidade de ter como cabeças de cartaz do momento os dois grupos da terra, o Grupo de Cantares de Aguarela do Divôr de Igrejinha (URCI) e o Grupo Etnográfico e de Cantares “Sol Ardente” (CSRCDI). Mas a abertura fica a cargo dos convidados, o Rancho Folclórico Infantil das Fazendas de Almeirim.

Um momento a não perder…

tn_rancho

Rancho Folclórico Infantil das Fazendas de Almeirim

Naturais do Ribatejo, o Rancho Folclórico Infantil das Fazendas de Almeirim existe deste o ano de 1972 da necessidade de fazer os grupos de crianças e jovens da região de se relacionarem com as tradições culturais ribatejanas.

Hoje em dia, este ranjo conta com mais de 40 elementos, com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos. Do seu repertório fazem parte as danças tradicionais, com especial destaque para os viras e o fandango.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Grupo de Cantares de Aguarela do Divôr de Igrejinha (URCI)

Em 21 de Maio de 2009 é criada a Associação denominada: União Recreativa e Cultural Igrejinhense, na qual está integrado o Grupo de Cantares Aguarela do Divôr de Igrejinha.

O grupo é composto por 20 elementos que cantam algumas músicas do Cancioneiro Alentejano, assim como algumas canções inéditas referentes à freguesia de Igrejinha, concelho de Arraiolos, distrito de Évora.

As “saias” como cartão de visita do alto Alentejo, muito cantadas e bailadas na nossa província. É nas canções que se revela a alegria e a tristeza, a nostalgia e a folia do povo alentejano, principalmente aquando das jornadas de trabalho e dos namoros, nas festas e romarias.

digitalizar0001

Grupo Etnográfico e de Cantares “Sol Ardente” (CSRCDI)

A formação do Grupo Etnográfico e Cantares 'Sol Ardente', de Igrejinha, surge na continuação do projecto do espaço etnográfico, existente no Centro Social Recreativo de Cultura e Desporto de Igrejinha.

Este grupo tem como objectivo a demonstração, representação, divulgação das tradições alentejanas, no que respeita a trajes, cantares, usos e costumes do nosso Alentejo.

Baseado nas recolhas orais, fotografias, manuscritos, utensílios e peças de vestuário, muitas delas existentes no nosso espaço etnográfico. É nas danças e cantares que se caracterizam a alegria e nostalgia do povo alentejano.

0 comentários:

Enviar um comentário