sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Festas 2012 - Banda Filarmónica Redondense (Domingo, 17 horas)

festas2012 - banda

A Banda Filarmónica Redondense é uma das bandas que mais história tem na participação nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Consolação, repetindo pela segunda vez o exclusivo filarmónico das Festas de Igrejinha. Assim, depois de acompanhar as tradicionais Décimas e a Procissão, com direito próprio, terão ainda espaço para um concerto no Domingo de Festas, pelas 17 horas. Mas quem são? Aqui fica uma história resumida...

A vila de Redondo é uma terra de artistas. Teve um teatro construído, em 1839, mais tarde denominado João Anastácio da Rosa, o mais antigo de distrito de Évora e que viria a ser destruído por um calamitoso incêndio, na madrugada de 27 de Março de 1932.

O edifício foi palco de uma intensa vida cultural, em que a arte de Talma e a arte da música se uniam harmoniosamente para preencher e vivenciar os espaços da sociabilidade redondense.

Período áureo da arte musical, na nossa terra, foi o tempo compreendido entre a Segunda metade do século XIX e a queda da Monarquia, em 1910. A Filarmónica 1º de Dezembro, afecta ao partido Progressista e a Filarmónica Amizade, Patrocinada pelo Partido Regenerador rivalizavam entre si, à semelhança das forças partidárias que as financiavam, cenário propicio para o crescimento das competências e capacidades musicais dos seus membros. As convulsões sociais, políticas e económicas trazidas pela República provocaram a decadência da arte musical, enquanto atividade estruturada e de grupo alargado: as duas bandas extinguiram-se e a vida musical sobrevive, graças às tunas que atuam esporadicamente nas récitas teatrais.

A Filarmónica Almeida Barrancos é fundada em 1927, devido ao empenho do seu primeiro regente, o casapiano António Manuel Molefas, a uma Comissão de Iniciativa (composta por nove pessoas) e ao mecenato do Presidente da Câmara Municipal, da época, a quem em homenagem lhe é dado seu nome. As suas primeiras atuações ocorreram a 10, 11, e 12 de Setembro de 1927, com grandiosas festas em honra de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz, em que estiveram presentes as Filarmónicas de S. Miguel de Machede e do Circulo Montemorense, de Montemor-o-Novo.

É, pois, a nossa banda a herdeira direta de tradições musicais e artísticas que sempre existiram, na vila de Redondo. Em 1934, a colectividade, suporte da banda, sofre revisão de estatutos e adopta o nome atual: Sociedade Filarmónica Municipal Redondense.

Em 2007, a Sociedade Filarmónica Municipal Redondense, celebrou os seus 80 anos de História ao serviço da Cultura. Atualmente atravessa uma fase muito positiva, onde conta com uma Banda Filarmónica com 77 elementos, uma Banda Juvenil e vários Grupos de Música de Câmara, fruto da enorme dinâmica imposta pela Escola de Música, que funciona atualmente com cerca de 30 alunos. É de louvar o empenho que desde a Direção, Maestro, Monitores da Escola de Música e Músicos têm elevado o nome desta Sociedade para uma referência musical e cultural do panorama local e regional.

Mais palavras para quê? Venha ouvir esta grande banda, Domingo, às 17 horas...

0 comentários:

Enviar um comentário