terça-feira, 27 de agosto de 2013

Festas 2013 - Banda Filarmónica G.U.R.A. (sábado, 9 horas e 30 minutos)













O acordar de sábado das Festas em Honra de Nossa da Consolação - Igrejinha 2013 será ao som da Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense, que terá a responsabilidade de percorrer as ruas da freguesia a partir das 9 horas e 30 minutos.

Aqui fica o vídeo da atuação da Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense, em tributo a Carlos Paião, na sede da sua casa...



Mais sobre a Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense
A Banda de Música de Azaruja, hoje Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense, pelos documentos existentes nos seus arquivos, foi fundada a 3 de Julho de 1904, presumindo-se ser o seu primeiro maestro o Sr. Aboim, militar da Banda da GNR. Ao longo da sua actividade nunca teve uma sede e, por falta desta os ensaios realizavam-se em casas particulares. As suas actuações em público eram feitas em traje civil em virtude da mesma não possuir qualquer tipo de fardamento.

Embora o Grupo União e Recreio Azarujense (G.U.R.A) só tenha sido fundado a 8 de Outubro de 1929, resultou este, da fusão de dois grupos recreativos então existentes em Azaruja: o Clube Azarujense e o Grupo de Instrução e Recreio Azarujense, sendo o seu principal objectivo reorganizar a filarmónica já existente em Azaruja, o que fez ainda em 1927.

Após a sua fundação o G.U.R.A, tem-se dedicado essencialmente ao teatro amador e à música.

Ao longo da sua vida, várias foram as fases porque passou, tendo sofrido algumas interrupções, sendo a primeira em 1917, e mais tarde nos finais dos anos 50 do século XX. Embora a banda interrompe-se a sua actividade, a música nunca deixou de estar activa. Os músicos tocavam nas sociedades existentes em Azaruja, e que hoje ainda existem: Grupo Musical Azarujense “Os Unidos”, por alcunha “O Mainó” e, o Grupo União e Recreio Azarujense, tendo como alcunha “O Bonó”. Estes músicos tocavam também em conjuntos e grupos que animavam os bailes ali realizados, assim como em teatros de revista levados a efeito no Grupo União e Recreio Azarujense.

E assim, respeitando e mantendo as vontades e as tradições de Azaruja, ela teve a sua última reorganização em 1980, sendo o seu maestro o Sr. António Sardinha e, data a partir da qual tem mantido a sua actividade, rejuvenescendo e aumentando o seu efectivo, como também foram integrados elementos do sexo feminino. O efectivo da banda conta neste momento com 38 elementos, sendo que 8 são do sexo feminino e 30 do sexo masculino.

Paralelamente à actividade da Banda Filarmónica, foi criada uma Escola de Música de ensino gratuito, que não só dá a conhecer a divina arte dos sons, a música, a quem o desejar, como também é a fonte de renovação e complemento dos diversos naipes de que a banda é composta.

Em 1995, a banda foi inscrita como sócia da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio e em 1999 é criada a Federação de Bandas Filarmónicas do distrito de Évora, da qual é sócia fundador, fazendo parte do elenco directivo da mesma, como Presidente Secretário da Mesa da Assembleia Geral. Desde 1987 até Junho de 2003 esta banda foi dirigida pelo maestro Mário Ceia Alexandre.

Assim, a Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense tem participado e dado cumprimento a todas a solicitações que lhe têm sido formuladas, actuando normalmente em arruadas, procissões, concertos, desfiles/encontros de bandas e corrida de toiros. Esta banda conta com actuações um pouco por todo o país e conta com uma actuação em Espanha (Isla Cristina, Huelva) no ano 2008. Desde Junho de 2003 até à presente data a Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense é dirigida pelo maestro Aníbal Manuel Teixeira Simplício, Cabo da GNR da Fanfarra do Regimento de Infantaria de Lisboa.

Em 2009, Azaruja foi palco da constituição da mais recente Associação Regional de Bandas Filarmónicas (Além Tejo Música), onde o Grupo União e Recreio Azarujense ocupa o cargo de Vice-Presidente da Direcção.

No dia 21 de Janeiro de 2012 a Banda foi representada no programa da RTP "A Voz de Portugal" apresentado pela Catarina Furtado.

Fonte: Facebook da Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense

0 comentários:

Enviar um comentário